• 4 Setembro 2019

    DE PORTLAND A PORTUGAL PARA DIVULGAR O FADO NOS EUA

    É Portuguesa, por isso não se estranha o gosto pelo Fado. Chama-se Alexandra Coutinho e vive em Portland, Oregon, Estados Unidos da América.

    Veio a Lisboa com o intuito de conhecer a actual realidade do fado em Lisboa, uma casa de fado à séria, e escolheu esta, Café Luso.

    Junto com o seu companheiro americano e um casal amigo, realizaram uma noite de fados a preceito: jantar demorado, com vinho português, inebriados por toda a envolvente dos rituais e mística que definem uma casa de fado como esta.

    Outro propósito houve, assinalável, o de divulgar o Fado em terras de Uncle Sam. Sabemos que, mercê a abertura de rotas aéreas directas, há cada vez mais americanos a visitar Lisboa.

    Uma das fadistas da casa, Catarina Rosa, verdadeira anfitriã, recebeu de modo caloroso e, sabendo que a apreciadora Alexandra Coutinho também gosta de cantar, convidou-a a interpretar alguns temas. Soltou a voz e fez-se bem ao público.

    Refira-se, foi a primeira vez que actuou acompanhada por uma guitarra portuguesa. Onde vive improvisa-se com outro instrumento, bem à maneira portuguesa!